ARTIGO: DIA DO RÁDIO É CELEBRADO NESTA SEGUNDA-FEIRA

 

AUTOR: Rádio Vaticano

 

OBS.: Setembro, 2009

 

 

DIA DO RÁDIO É CELEBRADO NESTA SEGUNDA-FEIRA

 

Roma, 21.set.2009 (RV) - Celebra-se, nesta segunda-feira, o dia dedicado ao rádio. Inventado pelo cientista italiano Guglielmo Marconi – que criou o seu "telégrafo sem fio" – o rádio é nosso "companheiro de todas as horas".

 

Em 1896, Marconi demonstrou a eficiência de seu aparelho numa transmissão na Inglaterra, do terraço do English Telegraphy Office para a colina de Salisbury. Com isso, o cientista ganhou do governo da Itália uma patente pela sua criação. Vale ressaltar que Marconi é também o fundador da nossa emissora – Rádio Vaticano – em 1931, sob o pontificado de Pio XI.

 

A história também cogita que um padre brasileiro, Roberto Landell de Moura, tenha sido o inventor do rádio. Em 1893, o sacerdote iniciou seus experimentos, feitos em Porto Alegre, no bairro Medianeira, onde ficava sua paróquia. Pe. Landell de Moura realizou as suas primeiras transmissões, no mundo, entre a Medianeira e o morro Santa Teresa.

 

Não obstante os modernos e mais avançados meios de comunicação que lhe sucederam, o rádio continua sendo o meio de comunicação social mais popular, embora tenha se modernizado ao longo dos tempos, mantendo, porém, a sua originalidade de meio de comunicação simples, imediato e de baixo custo, acessível a todos - permanecendo um meio de informação, formação e entretenimento.

 

Nessa data queremos lembrar todos os profissionais do rádio, todos aqueles – homens e mulheres – que, com entusiasmo, responsabilidade e grande dedicação, fazem do rádio um meio de comunicação comprometido com a verdade, buscando não apenas informar, mas fazer desse veículo também um meio de formação, de promoção da justiça e da paz, a serviço do bem comum. (RL)